5 DIFICULDADES que você já passou ou vai passar na rotulagem de alimentos.

1. Não consigo entender as legislações de rotulagem

Você acha que as legislações são difíceis de procurar e entender?
Eu vou te ensinar agora a forma de se sentir seguro com as legislações e onde encontra-las.

Quando você olha a quantidade de legislações que precisa utilizar para elaborar um rótulo, pode bater uma insegurança mesmo.

Realmente as normas de rotulagem estabelecidas em legislação podem ter diferentes interpretações e por isso abrir para vários questionamentos na nossa cabeça e ficar na dúvida de como aplicar determinada regra para a realidade de cada alimento.

Só que eu tenho uma ótima notícia para voce: Rotulagem é prova com consulta!

Isso mesmo, você não tem que decorar as normas e muito menos os números das legislações porque sempre que for preciso você pode consultar as legislações de cada assunto que estiver trabalhando.

No Vida de Rotulagem, os módulos foram elaborados exatamente na ordem que cada assunto deve ser estudado. Primeiro as regras gerais e o que não pode conter no rótulo, depois vamos para as especificidades dentro de cada assunto, como as advertências que o rótulo precisa conter, depois a parte de rotulagem nutricional.

Com a metodologia adequada, fica tudo mais claro.

2. Como vou saber se o rótulo que eu fiz está correto?

Você pode garantir que o rótulo esteja correto seguindo esses 7 passos:

Não é nenhuma fórmula mágica nem softwares prontos. Basta você assegurar que estes passos sejam seguidos sempre que fizer ou revisar um rótulo.

1. Esteja sempre atualizado.
2. Use as legislações somente de fontes confiáveis.
3. Foco e atenção. Fazer um rótulo envolve muitos detalhes e diferentes legislações, portanto foco e atenção são essenciais.
4. Tenha um checklist.

No Vida de Rotulagem os alunos recebem um checklist completo com todas as informações e detalhes específicos que precisam ser verificados em um rótulo.

1. Revise com calma. Muitas vezes deixamos alguns erros passarem despercebidos por já estamos “acostumados” a olhar para o rótulo. Revisar a rotulagem com calma, de preferência algum tempo após ter finalizado te ajuda a notar estes erros.
2. Tenha uma rede de apoio. É ótimo ter um amigo, colega de trabalho ou grupo de profissionais da mesma área para que possamos tirar dúvidas e trocar ideias.
3. Tenha um “roteiro” para seguir. A rotulagem envolve trabalhar com muitas legislações, por isso, ter um guia, ajuda muito a não se perder e nem, deixar nenhuma informação de fora.

3. Como vou ter tempo para aprender todas as legislações?

Está sem tempo para aprender todas as legislações e mesmo assim que trabalhar com rotulagem? Eu tenho uma notícia pra você!!!

Saiba que é praticamente impossível aprender todas as legislações de rotulagem de alimentos de uma só vez.

Por isso, se você quer trabalhar com rotulagem de alimentos, recomendo que invista em uma formação sólida e atualizada na área, que inclua conteúdos específicos sobre rotulagem de alimentos e que aborde as principais normas e legislações que você precisa saber para elaborar um rótulo.

Dessa forma, você vai absorver o conteúdo das legislações de uma maneira didática através de aulas, materiais e ferramentas que vão te dar toda a base para trabalhar com confiança nessa área sem ter que decorar legislações.

Além disso, as legislações atualizam com certa frequência, por isso, você sempre terá que estar atualizado também e por dentro de novas regras que possam surgir. Assim, é fundamental estar sempre atualizado e informado sobre as novidades da área.

4. Cliente solicitou uma proposta mas não me sinto segura em prestar o serviço.

A insegurança para aceitar o primeiro serviço é normal e acontece com todos nós. O que você pode fazer é pedir um prazo um pouco maior para que possa solucionar as dúvidas que surgir durante o processo.

Apenas esteja com os estudos em dia e saiba onde procurar as respostas das suas dúvidas.

No Vida de Rotulagem, nós temos suporte todos os dias para atender os alunos e uma comunidade com profissionais que já tiveram as mesmas dúvidas que você, e as respostas estão todas lá, prontinhas.

E claro, saiba que é com a prática que você vai aprender de fato a aplicar o conteúdo teórico adquirido.

5. Quanto cobrar pelo serviço de rotulagem?

Essa é uma das perguntas que eu mais recebo!

E é muito importante que você saiba como cobrar pelo serviço de rotulagem para começar a atuar nesta área, principalmente se for começar como consultora!

Já adianto que é difícil falar exatamente como cobrar, pois cada um precifica da sua maneira e da forma como acha mais viável!

Mas eu posso te dar alguns direcionamentos de como precificar seus serviços na rotulagem de alimentos:

- Se você é nutricionista: Veja a Tabela de honorários da Federação Nacional dos Nutricionistas, que é destinada aos Nutricionistas que atuam em estados que ainda não possuem sindicato totalmente estruturado e aos estados que possuem sindicato, porém não possuem tabela própria. Então, se você é nutricionista, saiba que precisa estar de acordo com os valores mínimos do seu sindicato!
- Se você não é nutricionista: Por mais que você não tenha que cobrar a partir de um valor mínimo estipulado, a tabela de honorários para os nutricionistas é uma boa base.

Isso porque para quem está começando é mais fácil cobrar por rótulo do que por hora, pois você ainda não saberá exatamente o tempo que você gasta para elaborar um rótulo ou uma tabela nutricional. Saiba que é normal demorar mais tempo quando está começando, leve isso em consideração também!

Acima de tudo, lembre-se: o seu conhecimento tem valor!

Venha expandir ainda mais a sua visão sobre como você pode transformar a sua carreira com a rotulagem de alimentos, e elevar o seu nível profissional com um verdadeiro diferencial, então não pode deixar de conhecer o Vida de Rotulagem 2.0!

As inscrições estão abertas, aproveite enquanto é tempo: VIDA DE ROTULAGEM