Como a FOP vai impactar a indústria alimentícia


O termo Front-of-Pack (FOP), que pode ser traduzido como “na frente da embalagem”, é uma abordagem cada vez mais importante e influente na rotulagem de alimentos e produtos consumíveis.

No Brasil as normas FOP foram definidas através da RDC nº429/2020 e IN nº75/2020 da Anvisa, que estabelecem regras e normativas para informações nutricionais dos produtos alimentícios.

A Anvisa determinou que as informações devem ser exibidas através de um selo mostrando uma lupa com o termo “Alto em”, destacando os componentes que podem ser prejudiciais à saúde das pessoas.

A declaração da rotulagem nutricional frontal é obrigatória nos rótulos dos alimentos embalados na ausência do consumidor cujas quantidades de açúcares adicionados, gorduras saturadas ou sódio sejam iguais ou superiores aos limites abaixo:

image
A rotulagem nutricional frontal deve estar localizada na metade superior do painel principal, em uma única superfície contínua, não pode estar disposta em locais encobertos, removíveis pela abertura do lacre ou de difícil visualização, como áreas de selagem e de torção.

A área mínima da rotulagem nutricional frontal deve ser determinada pelo percentual de ocupação do painel principal, conforme tabela abaixo: 

image
O objetivo principal do FOP é fornecer aos consumidores informações instantâneas e fáceis de entender sobre a composição nutricional do produto, ajudando-os a tomar decisões mais saudáveis ao escolher alimentos e bebidas nas prateleiras dos supermercados.

Este método de rotulagem desempenha um papel fundamental na promoção da conscientização sobre a qualidade nutricional dos produtos, incentivando escolhas mais equilibradas e contribuindo para a promoção da saúde pública.

Essa abordagem é particularmente importante em um mundo onde as escolhas alimentares podem influenciar significativamente a saúde das pessoas. A rotulagem nutricional frontal (RNF) visa combater problemas de saúde pública, como obesidade, doenças cardíacas e diabetes, fornecendo informações instantâneas que capacitam os consumidores a escolher alimentos mais equilibrados e nutritivos.

A RNF incentiva a indústria alimentícia a reformular produtos para torná-los mais saudáveis e ajuda a educar o público sobre a importância de escolhas alimentares equilibradas. No entanto, a eficácia e o impacto da RNF continuam sendo temas de pesquisa e debate, à medida que os esforços para promover a saúde e a transparência na indústria de alimentos evoluem.


Gláucia Moura Martins
Nutricionista
Pós-graduada e Especialista em Rotulagem de Alimentos e bebidas



Conheça nosso curso: VIDA DE ROTULAGEM