A rotulagem de suplementos alimentares pode parecer uma tarefa desafiadora à primeira vista, mas há três motivos que podem fazer você perder o medo e mergulhar de cabeça nesse nicho promissor. Vamos explorar cada um deles e entender por que a
rotulagem de suplementos é uma área que merece sua atenção e consideração.
1. LEGISLAÇÕES ESPECÍFICAS DA ANVISA Uma das principais razões para você abraçar a rotulagem de suplementos alimentares é que este seguimento não possui RTIQ (Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade) mas são definidos especificamente em duas legislações regulamentadas pela ANVISA:
-
RDC n° 243, de 26 de julho de 2018 - Dispõe sobre os requisitos sanitários dos suplementos alimentares;
-
IN n°28, de 26 de julho de 2018 e suas alterações - Estabelece as listas de constituintes, de limites de uso, de alegações e de rotulagem complementar dos suplementos alimentares.
Essas legislações detalham todos os requisitos necessários para rotular esses produtos. Isso significa que você terá um
guia sólido para seguir, o que torna o processo de rotulagem mais claro e direto.
Ah, ambas podem ser encontradas na
biblioteca de alimentos e devemos sempre trabalhar com as duas, pois elas são complementares.
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/regulamentacao/legislacao/bibliotecas-tematicas/arquivos/biblioteca-de-alimentos 2. DENOMINAÇÃO DE VENDA DEFINIDA Diferente de outros alimentos que não possuem RTIQ, a denominação de venda dos suplementos alimentares é definida. Isso significa que
você não terá que se preocupar em encontrar termos descritivos para definir esses produtos. A clareza na nomenclatura facilita muito o processo de rotulagem, tornando-o mais eficiente e reduzindo o risco de erros.
A denominação de venda sempre será:
SUPLEMENTO ALIMENTAR + a forma farmacêutica dele “Mas Aline, eu posso complementar esta informação?” SIM! Podemos abordar este tema de forma mais aprofundada em um outro momento.
Comente lá no último post do instagram se você quer mais conteúdos sobre suplementos alimentares. 3. OPORTUNIDADES E REMUNERAÇÃO ATRATIVA Atualmente, existe uma demanda crescente por profissionais qualificados em rotulagem de alimentos e bebidas de modo geral, de suplementos alimentares então nem se fala … e essa demanda está superando a oferta. A complexidade dos regulamentos e a necessidade de precisão na rotulagem dos suplementos tornam esse campo altamente especializado, com
poucos profissionais capacitados.
Por isso, a terceira razão para você considerar a rotulagem de suplementos é a abundância de oportunidades de trabalho e uma remuneração atraente. Empresas estão dispostas a recompensar generosamente profissionais que podem garantir que seus produtos estejam em conformidade com as regulamentações e forneçam informações precisas aos consumidores.
E aí, compensa se especializar nesta área? A rotulagem de suplementos alimentares é uma área que oferece clareza legal, denominações de venda definidas e uma demanda crescente por profissionais qualificados.
Perder o medo e explorar esse nicho é uma decisão inteligente para quem busca uma carreira promissora e recompensadora. Portanto, não deixe que o medo te impeça de aproveitar essas oportunidades e fazer parte de uma indústria em constante crescimento!
Se você quer aprender rotulagem, de uma forma que você nunca viu, com professores de alto nível, a
, é para você.