Açúcares totais x açúcares adicionados: talvez essa seja sua maior dúvida Parte I

Talvez essa seja A MAIOR DÚVIDA de todos os tempos desde que começamos a estudar sobre a Nova Rotulagem Nutricional: os tais açúcares totais e adicionados.

Ambos são novidade na tabela de informação nutricional e os açúcares adicionados também fazem parte da rotulagem nutricional frontal.

Então prepara o papel, a caneta, post-it e marca texto, porque depois desse artigo não pode sobrar nenhuma dúvida.
Então bora!

Começaremos pelo conceito de açúcares totais que são todos os monossacarídeos e dissacarídeos presentes no alimento que são digeridos, absorvidos e metabolizados pelo ser humano, excluindo os polióis. 
Então aqui você inclui tudo, inclusive os açúcares adicionados. Por exemplo, entram na contabilização dos açúcares totais: os açúcares adicionados, os açúcares naturalmente presentes nos leites e derivados, frutas e vegetais.

Para entender sobre os açúcares adicionados, primeiro vou esclarecer o que NÃO É um açúcar adicionado:

Assim como nos açúcares totais, os polióis também não são considerados açúcares adicionados. Então, se houver na composição de um alimento a presença de ingredientes como: sorbitol, maltitol, eritritol, xilitol, manitol, estes não serão contabilizados no cálculo dos açúcares.

Açúcares adicionados consumidos pela fermentação ou escurecimento não enzimático não são considerados açúcares adicionados. Por exemplo, na produção de cervejas, os açúcares do mosto são o alimento das leveduras na fermentação, portanto serão consumidos e darão origem aos subprodutos do processo fermentativo, não sendo computados para fins de declaração dos açúcares adicionados.

Açúcares naturalmente presentes nos leites e derivados.
Vamos a um exemplo rápido e prático para entender este caso:

Caso um alimento tenha em sua composição: leite integral, leite em pó e lactose, a contabilização dos açúcares ficará assim:

Leite integral e leite em pó naturalmente possuem lactose em sua composição, portanto a lactose é um açúcar inerente a estes alimentos, dessa forma entrará apenas na contabilização dos açúcares totais.
Já a lactose de maneira isolada, é um dissacarídeo adicionado no processamento do alimento. Será, então, considerada para fins de declaração das quantidades de açúcares totais, e também deverá ser contabilizada para fins de declaração das quantidades de açúcares adicionados na tabela nutricional.

Assim como em leite e derivados, os açúcares naturalmente presentes nos vegetais e frutas também não são considerados no cálculo dos açúcares adicionados.

Nesse grupo encontram-se as frutas inteiras, em pedaços, em pó, desidratados, em polpas, em purês, em sucos integrais, em sucos reconstituídos e em sucos concentrados.

Então o que são esses açúcares adicionados ?

Bom, essa é a pergunta de milhões, e é claro que eu vou te contar, mas será na Parte II do artigo, fique ligado que na próxima semana eu volto para tirar mais dúvidas sobre os açúcares.