Tabela Nutricional: Não cometa esse erro!


Nesta leitura vamos falar sobre um erro que pode acabar com a sua tabela nutricional. E esse erro começa no cálculo dos dados nutricionais.

Quando você começa a fazer uma tabela nutricional, eu sei que assim como eu, você gostaria de receber todas as informações na sua mão, prontas para usar, sem precisar ficar verificando se falta algum dado e se a receita condiz com a realidade.

Isso porque percalços acontecem…

Falta o dado de um ingrediente…

A tabela de outro não está atualizada…

A receita está faltando quantidade e ingrediente…

Você sabia que tem um montão de gente que demora horas para fazer o cálculo de uma tabela nutricional ?

Aí eu te pergunto, gastando tanto tempo, como é possível lucrar ?

Se você trava por não ter um conhecimento, se faltam informações, e você acaba demorando muito para deixar uma tabela nutricional pronta..?

-Você vai lucrar menos. Não tenha dúvidas.

A maioria dos profissionais da rotulagem que começam a fazer rótulos sem ter uma base, não sabem que o **rendimento** da receita é a informação mais importante para o cálculo ficar correto.

E é disso que vamos falar hoje. Do rendimento da receita.

O QUE É O RENDIMENTO PARA ROTULAGEM

O rendimento de uma receita é a quantidade final do produto que é obtida após o preparo, em relação à quantidade de ingredientes utilizados inicialmente. É uma medida importante para calcular não só a quantidade de comida que será produzida mas também no cálculo nutricional.

Por exemplo, ao preparar um bolo, a massa crua pode pesar 700 gramas e algo em torno de 650 gramas do bolo assado. O rendimento nesse caso corresponde a 650 gramas.

Por outro lado, algumas receitas, como no caso de sucos, podem não ter seu rendimento alterado significativamente durante o preparo. Por exemplo, ao fazer um suco de laranja, o rendimento é geralmente próximo à quantidade de ingredientes adicionados. Então será o somatório das quantidades de água, suco da laranja e açúcar, por exemplo.

O conhecimento do rendimento é crucial para calcular os dados nutricionais pois é com base nele que você vai fazer o cálculo e garantir que os valores estejam corretos no rótulo.

FERRAMENTA DE CÁLCULO PARA TABELA NUTRICIONAL

Eu tenho uma ferramenta para cálculo automático dos dados nutricionais que disponibilizo EXCLUSIVAMENTE para meus alunos, o Rotulagem Fácil.

Ele é perfeito pois você não precisa de fato calcular, somente preencher os dados do produto e dos ingredientes utilizados.

Vou te mostrar como essa ferramenta funciona, mas antes preciso te dar mais duas dicas:

- Entenda o processo de fabricação do produto. Pergunte como funciona para o fabricante, ou o responsável pela formulação, ou produção. Isso vai te ajudar a visualizar como devem ser realizados os cálculos nutricionais;
- Tenha uma lista pronta de coisas que você precisa saber sobre o produto. Isso te garante que você não vai travar na hora do cálculo.

E se você quer aumentar ainda mais os acertos e a velocidade de elaboração de uma tabela nutricional, recomendo o Rotulagem Fácil. Veja como ele funciona: Rotulagem® Fácil

Aprenda agora sobre todas as informações obrigatórias nos rótulos de alimentos, na prática, com nossos cursos de rotulagem:


Esteja na próxima turma: PÓS-GRADUAÇÃO EM ROTULAGEM DE ALIMENTOS
Clique aqui e saiba mais: VIDA DE ROTULAGEM 2.0