A rotulagem de bebidas é muito diversa e você vai entender exatamente o porquê nesta leitura.
-Categorias e tipos
Existem as bebidas alcoólicas e as não alcoólicas e dentro de cada uma dessas categorias temos diferentes tipos. Dentro das alcoólicas temos as fermentadas, destiladas, retificadas e alcoólicas por mistura. Na categoria de não alcoólicas temos diferentes tipos como sucos, energéticos, isotônicos, águas, refrigerantes, chás…. A lista é grande.
-Órgãos reguladores
Os principais órgãos reguladores são:
- ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária
- MAPA - Ministério da Agricultura
- ANM - Agência Nacional de Mineração
- MME - Ministério de Minas e Energia
-Regulamentação
Assim como todos os produtos, as bebidas também precisam atender as regras gerais de rotulagem, como: Denominação do produto, conteúdo líquido, advertências sobre aromas e corantes, validade, Indústria Brasileira, lista de ingredientes, tabela nutricional, etc.
Mas, diferente de alguns produtos, a maioria das bebidas tem normas específicas para seguir. Para isso existem os Padrões de Identidade e Qualidade (PIQs) das bebidas que definem as suas características, determinam suas classificações e indicam particularidades para a rotulagem desses produtos.
Algumas bebidas por exemplo precisam trazer a Declaração Quantitativa de Ingredientes (DQI), que se refere ao percentual de suco, fruta, polpa ou vegetal presente na bebida não alcoólica.
Para calcular a DQI é necessário conhecer o regulamento técnico de identidade e qualidade (RTIQ) da bebida, pois nele está descrito os ingredientes permitidos e suas quantidades mínimas que variam de acordo com o produto.
A rotulagem de água mineral já é um caso a parte, ela é bem diferente das outras bebidas, águas precisam trazer no rótulo, informações da última análise de água realizada, composição química e físico-química da água, por exemplo.
Aqui estão dois links que vão te ajudar muito a saber onde encontrar as informações corretas de forma segura.
LEGISLAÇÃO BRASILEIRA SOBRE BEBIDAS
CONSOLIDAÇÃO DAS NORMAS DE BEBIDAS, FERMENTADO ACÉTICO, VINHO E DERIVADOS DA UVA E DO VINHO
Mas consultar legislações não basta… Ainda mais pela quantidade de legislações diferentes quando o assunto é rotulagem de bebidas. Então, se você quer:
- Entender o que ninguém te explicou sobre rotulagem de bebidas;
- Descobrir por que tantos rótulos ainda estão errados;
- Saber como isso pode abrir portas pra sua carreira...
Precisa estar presente na live “Erros invisíveis na rotulagem de bebidas - e como usá-los a seu favor”, dia 18/08 às 20h.
Aperte [ AQUI ] para ativar o lembrete, convide os amigos da área e se prepare para enxergar a rotulagem com outros olhos,e esteja com a gente ao vivo!
O que você vai aprender nessa live pode mudar o rumo da sua trajetória profissional.
Quer se aprofundar em rotulagem e legislação de alimentos? Conheça nossos cursos!
Continue por perto: