De um tempo pra cá, eu tenho visto muita gente acreditando que saber sobre a Nova Rotulagem Nutricional é para quem trabalha com a rotulagem, ou seja, profissionais do setor de assuntos regulatórios, de rotulagem, consultores de alimentos ...
Mas não é bem assim, a gente não tem uma dimensão do quanto tem de trabalho envolvido por trás e do quanto envolve outras áreas.
Quando realmente colocamos a mão na massa, vemos que é um desafio muito grande para todos da indústria.
É só pensar um pouco ...
Será que haverá espaço o suficiente para aplicar os padrões de formatação nos rótulos?
Quem trabalha com a embalagem e o marketing responderá essa questão e participarão de todo o processo.
Haverá necessidades de ajustes na formulação dos produtos, alcançando percentuais menores de sódio, açúcares ... Então, quem é de P&D precisará reformular produtos, fazer testes e aprovar.
Para aplicar as mudanças na fábrica, a Produção e a Qualidade precisa estar preparada para fazer acontecer, organizar as mudanças e aprovar os produtos que vão para o mercado.
E os fornecedores? Precisarão acompanhar alternativas de ingredientes junto com seus clientes, para atender as necessidades e os prazos das empresas.
Então não. Não é só quem trabalha com rotulagem que está envolvido com a Nova Rotulagem Nutricional.
Muitos produtos B2B ainda não se atualizaram, mesmo que o prazo de adequação já tenha passado … Assim como eles, algumas pessoas ainda não dominam a Nova Rotulagem Nutricional.
E, provavelmente, você é uma dessas pessoas.
Saiba que você pode ser um profissional muito mais requisitado se demonstrar segurança com a Nova Rotulagem Nutricional.
Mas nada adianta se você não sabe por onde começar.
Ninguém te ensinou como colocar todas as mudanças em prática. A Anvisa atualizou a rotulagem nutricional, mas a atualização não veio com um manual sobre como fazer isso.
E o principal: ninguém te ensinou o passo a passo para começar agora, com as Novas Legislações sobre Rotulagem Nutricional já em vigor.
Você deve estar se perguntando “Tudo bem Aline, então como eu faço isso?”
Existe metodologia para aprender rotulagem. Uma metodologia que eu percebi ao longo dos anos, fazendo cursos, colocando em prática, e ensinando todos os alunos da minha comunidade.
Por que eu estou te falando tudo isso, afinal? Porque eu tenho alunos que não ficaram só na teoria. Diversos profissionais estão nadando de braçada e mergulhando nas ondas de rótulos que precisam de alterações.
Tivemos o caso da Adriana:
“Estou fazendo um evento que vai tratar da nova rotulagem de alimentos que estou aprendendo no método VR ... Pediram para que eu fizesse uma proposta para estar palestrando para os fiscais do estado sobre a nova rotulagem”
O caso da Izamara:
“Fechei um contrato de 5 rótulos essa semana e tenho um orçamento de 20 rótulos de geleias para a nova rotulagem nutricional”
E a Ingrid:
“Aline, queria compartilhar com você que entender da Rotulagem está sendo muito positivo nos clientes que já trabalho, principalmente mercado. Iniciaremos treinamentos para ensinar os colaboradores da melhor forma, para que eles consigam auxiliar as pessoas que forem ao mercado e tiverem dúvidas, além de evitar perda de venda ... porque muita gente vai ver uma FOP e vai achar que o produto é ruim e não vai comprar ... e tendo a informação pode ser que ele permaneça com a compra.”
Nós temos sim um desafio muito grande pela frente, e é preciso profissionais preparados.
Mas você não está sozinho(a).
Eleve seu nível profissional fazendo rotulagem de alimentos corretamente, com segurança e sem se perder com as Novas Legislações.