A maior parte dos alimentos precisa de rotulagem completa, que nada mais é do que a tabela nutricional, denominação de venda, lista de ingredientes, declaração dos alergênicos, entre outras informações. E nesse grupo está incluso aquele queijo feito na fazenda e vendido na feira, aquele biscoitinho de nata produzido na cozinha de casa e vendido no mercadinho do bairro.
O rótulo não é somente para produtos de grandes empresas, os pequenos produtores também devem ficar atentos às informações que são obrigatórias para o seu produto e quando necessário, adequar os rótulos de acordo com as legislações vigentes.
Em pequenos mercados é muito comum vermos produtos que na embalagem tem apenas a validade, alguma informação que caracteriza mais ou menos aquele produto, às vezes uma lista de ingredientes, mas que não está expressa da forma correta, e se dermos sorte, tem a declaração da presença, ou ausência, de glúten.
Isso acontece muitas vezes por falta de orientação aos produtores e aos comerciantes. Muitos não sabem qual produto se enquadra em obrigatório para ter rotulagem completa, e nem quais são as informações que o rótulo deve apresentar.
O rótulo está ali na embalagem do alimento não só para atender legislações, ele é uma ferramenta de marketing para o seu produto. É através dele que o consumidor tem acesso a todas as informações do produto, é através do rótulo que ele confirma se pode ou não consumir aquele produto, caso o consumidor seja celíaco por exemplo.
E quando falamos em glúten e alergênicos estamos falando de saúde, portanto, com o rótulo adequado, você garante a saúde do seu consumidor.
O rótulo da mais credibilidade e legitimidade ao produto, e é através dessa credibilidade que as vendas aumentam. Um produto com o rótulo adequado pode ser vendido em qualquer estabelecimento, inclusive em redes de grandes mercados. Talvez o que está faltando para você triplicar suas vendas é somente um rótulo.